Uma Benção Chamada, EMOÇÃO!

Há muitos anos atrás, enquanto trabalhando para um de meus clientes, observei que ele estava jogando fora algumas coisas antigas. Entre elas, um painel com três equipamentos para medir a temperatura do ambiente (Thermosmeter), a umidade do ar (Humidity Meter) e a Pressão Atmosférica (Barometer). A princípio eu não precisava disso, mesmo porque hoje temos tudo isso em nossos smartphones e computadores, porém, por se tratar de algo antigo, e eu gosto de coisas antigas, acabei por ficar com esses instrumentos e os coloquei como decoração em meu escritório.

Bom, por que é que estou contando isso? Apenas para ilustrar que assim como precisamos de instrumentos que leiam com precisão o que normalmente não conseguiríamos ver ou perceber sem eles, como a temperatura, a humidade e a pressão atmosférica, assim também precisamos de instrumentos que nos alertem quando algo está acima ou abaixo do estado normal de nossa vida espiritual.

Sem aprofundar em questões subjetivas ou complicadas, gostaria apenas de salientar que um desses “instrumentos” em nós, colocados por nosso Criador com esse objetivo, chama-se EMOÇÃO.

Existem muitas definições sobre o que é a EMOÇÃO. Não vamos confundir com as “emoções”. Uma trata  desse instrumento da alma que, ligado à mente (memória) e à Vontade (nossa consciência), transmite o estado de nosso espírito. A outra é a exteriorização disso que se vê em nosso físico, ou seja, as reações no nosso corpo.

Vou fazer uma pequena explanação sobre isso antes de tratar diretamente sobre a EMOÇÃO.

QUEM SOMOS:

O Homem é essencialmente: Espírito – Alma – Corpo.

O ESPÍRITO é o que somos. Fomos criados à imagem e à semelhança do Criador que é Espírito. A ALMA é a ligação entre o ESPÍRITO e o CORPO. A ALMA é o que chamaríamos de MENTE + EMOÇÃO + VONTADE.

A MENTE é o que chamaríamos de Memória.

A VONTADE é o que chamaríamos de Consciência – O lugar onde tomamos as decisões, boas ou más.

A EMOÇÃO é o departamento de criação da imagem produzida com os dados recebidos da mente (memória) e transmitida para a VONTADE e assim se processa o julgamento e a tomada de decisões. A EMOÇÃO é apenas esse instrumento de leitura e transmissão do que o ESPÍRITO recebe, quer diretamente do Criador, isso se estiver conectado diretamente a Ele, ou indiretamente do mundo exterior através do corpo.

O CORPO, que deveria ser o “servo” do Espírito, e ser um agente emissor, por causa do pecado (falaremos disso outra hora) passou a ser “comandante” do espírito, agindo como captador de dados externos. As principais ferramentas de captação de dados pelo corpo se dá basicamente pela audição, visão e tato.

O maior problema da psicologia é querer tratar dos problemas “emocionais” consertando o instrumento de medição, A EMOÇÃO. Os problemas emocionais são a leitura de que algo está mal em algum lugar. Já a medicina tenta tratar dos sintomas que aparecem no corpo e assim, todo tratamento se dá na esfera das emoções e do físico. Mas a base do problema não está nos instrumentos de medição (Emoção) nem nos terminais de reação (corpo).

Detectando o real problema:

A maior revelação que alguém pode receber sobre si mesmo, é descobrir que está MORTO. Morto? Como assim?

A morte do homem nada mais é do que a quebra da conexão entre ele (espírito) e o Criador. A vida deixou de fluir no ser humano e esse passou a ser apenas um ser “vivente” terreno, assim como todos os animais. Com a diferença de que que ele tem o que os animais não têm, alma.

A bíblia diz que o homem esta MORTO em seus delitos e transgressões. O homem, todos os homens, estão SEPARADOS (mortos) da vida que há em Deus.

Depois da queda (morte) do homem, tudo passou a ser governado pelo CORPO que, para sobreviver, alimenta a ALMA com todas as formas possíveis de sobrevivência.

Por isso a bíblia relata que tudo que há no mundo, não procede de Deus (criador) mas do próprio mundo.

A necessidade do homem é a mesma desde a sua queda, ele precisa ser conectado de volta ao criador. Essa reconexão não é possível através dos recursos humanos. Foi por isso que o Criador providenciou uma única forma, JESUS.

A Bíblia diz, “quem tem o filho tem a vida, e quem não tem o filho, não tem a vida”.

A expressão “é preciso NASCER DE NOVO” não é apenas retórica apenas, é a única forma do ESPÍRITO voltar a dominar o CORPO.

Sem essa reconexão, através de Jesus, NÃO HÁ ESPERANÇA! PRÁ NINGUÉM!

Como ocorre essa reconexão?

PRIMEIRO PASSO:

Aqui entra a importância da EMOÇÃO. Os teus sentimentos, as tuas emoções, as tuas paixões, tuas alegrias e tristezas, e tudo aquilo que é chamado de reações psicológicas, mostram que tua vida está desgovernada, ou seja, está à deriva. Está indo para onde o vento leva. Sem propósito, sem rumo, sem direção. E assim vai continuar até o dia em que a morte física chegar e aí, nunca mais haverá solução. Ou, até o dia em que você, decidir mudar!

Essa decisão, chama-se “mudança de governo” – O termo usado na bíblia é ARREPENDIMENTO. É uma decisão de voltar a depender de seu Criador. Essa decisão em si mesma não produz a reconexão, mas sem ela não é possível a reconexão.

Dentro de nossa ALMA – Há um código “inscrito”, tipo uma chave, que só o ARREPENDIMENTO consegue decifrar, chama-se “FÉ”. Essa chave desvenda a capacidade da EMOÇÃO de produzir uma contra-reação a tudo o que se chama LÓGICA HUMANA. E, uma vez que ela é acionada, toda informação que a mente (memória) precisa para desenvolver a reconexão é revelada. Instantaneamente tudo vêm à tona e a isso chamamos de REVELAÇÃO. Essa revelação abre o entendimento e capacita o homem para OBEDECER a um novo comando.

Tudo isso ainda está se processando no campo da ALMA. A EMOÇÃO gera a imagem da FÉ e a Consciência toma a decisão: VOU ME RECONECTAR.

SEGUNDO PASSO:    

A FÉ operante agora é a decisão de aceitar o novo governo. Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a MORTE assim também, por um só HOMEM (JESUS) através de SUA morte muitos receberão de volta a VIDA”.

A MORTE de Jesus é a FÉ OPERANTE. É preciso que o homem se UNA primeiro na MORTE de Jesus. É preciso que o homem vivente, MORRA com Cristo.

O homem precisa, para NASCER DE NOVO, morrer COM CRISTO. E isso foi determinado por Ele mesmo como seria. E esse meio chama-se BATISMO!

Batísmo é um ATO DE OBEDIÊNCIA através da FÉ OPERANTE! Como o CORPO é quem comanda agora, depois da queda, O CORPO tem que ser MORTO E SEPULTADO. E isso só é possível através do BATÍSMO.

Detalhe: O BATÍSMO É UM ATO CONSCIÊNTE DE FÉ. É UMA DECISÃO CONSCIENTE, VOLUNTÁRIA. E É UM ATO VISÍVEL DE UMA GRAÇA INVISÍVEL.

“SE ALGUÉM NÃO NASCER DA “ÁGUA” E DO “ESPÍRITO” NÃO PODE HERDAR O REINO DE DEUS” – Palavras de Jesus!

Nascer do Espírito é ter a VIDA do Criador reconectada.

CONCLUSÃO:

Neste exato momento a tua EMOÇÃO está processando uma imagem de você mesmo… está mostrando se você ainda está MORTO em delitos e pecados, ou se você ainda está VIVO EM DEUS.

No próximo segmento, vamos tratar do que ocorre após a RECONEXÃO.

Roberto C, Fernandes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *