JESUS FORA DA “IGREJA”

“Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.”

Apocalípse 3:20

Uma aplicação errada de uma palavra direcionada à Igreja.

Por muito tempo e até hoje, na maioria das igrejas evangélicas, se usa essa palavra de Jesus como um chavão evangelístico. Porém, sem entrar no mérito escatológico do texto, seria interessante que você lesse essa Carta à Igreja de Laodicéia. Esse texto especificamente, é uma simples menção de que Jesus está FORA DESSA IGREJA.

Recentemente postei um video a respeito do avanço do Islamismo no mundo. Um video mostrando algumas análises sobre o índice de natalidade no mundo. Não me importa se esse video foi ou é usado com o objetivo de criar ódio contra os mulçumanos ou não, nem quero advogar sua autenticidade ou não, mas o fato é que existe sim uma realidade. O avanço do Islamismo no mundo é inquestionável.

Minha palavra aqui tem como objetivo chamar a atenção dos meus irmãos espalhados pelo mundo. Digo sem mêdo de ser mal interpretado, não há volta! O que quero dizer é que isso não vai parar.

Jesus PROFETIZOU sobre isso. Alertou seus discípulos a que estivessem atentos. Também afirmou, que nos últimos tempos muitos se apostatariam da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores. E, pasmem, alertou: “Quando vier o Filho do Homem, achará porventura FÉ na terra?

Nunca houve tamanha desinformação sobre o que é a Igreja como nos dias atuais. Apesar do avanço da tecnologia e do volume de informações que se transmite pelos ares. A IGREJA SE TORNOU INVISÍVEL. Isso que existe pelo mundo afora, não é IGREJA. CHAMEM DO QUE QUISER, MENOS DE IGREJA. E JESUS NÃO ESTÁ DENTRO DELA.

A “IGREJA” visível ostenta templos, programas, shows, congressos, seminários, concílios, placas, auditórios, instrumentos, bandas, cantores, atores, atrizes, executivos, políticos,  empresários, feitiçeiros, advinhos, curandeiros, embusteros, ladrões, usurpadores, dominadores, farizeus, hipócritas, desumanos, arrogantes, mentirosos, adúlteros, amantes do mal, desobedientes aos pais, injustos, facciosos, infiéis nos contratos, desobedientes, sodomitas, avarentos, sem afeição natural, duplamente cegos, pastores que a sí mesmos se apascentam, indolentes, caluniadores, maldizentes, fofoqueiros, mais amantes do mundo do que amantes de Deus, cegos, surdos, mudos.

Um momento, mas essa lista enorme de características é do mundo, não? Pessoas do mundo, mundanos.

Meus amigos e irmãos, não dá mais para engolir essa de “trigo e Joio”. Trigo é trigo, joio é joio. A questão é que mesmo que eles se pareçam ao nascer, logo que se revelem seus frutos, há que separá-los porque ninguém se alimenta de joio. A questão não é ficar tentando descobrir quem é trigo ou quem é joio. A questão é SE perguntar: SOU EU TRIGO ou SOU EU JOIO? Cada um responda por sí mesmo, pois, querendo ou não, um dia todos haveremos de ter essa resposta.

Mas, O QUE É A IGREJA?

Há três figuras descritas na bíblia para exemplificar o que é a igreja.

  1. Família – A igreja é a família de Deus – Essa família é a ÚNICA , UNIVERSAL E ETERNA. É composta por filhos de Deus, nascidos de novo pela vontade de Deus. Essa família está na terra e nos céus. Ela existe e tem Deus como Pai e todos somos irmãos. De todos os tempos, de todas as raças, de todos os lugares. Essa família é “invisível”, somente Deus  a conhece. Não se caracteriza por grupos, organizações, denominações ou seitas.
  2. Corpo – A igreja é o corpo de Cristo – Essa figura diz respeito à igreja atuante e VISÍVEL na terra. Cristo é a cabeça e nós, os membros. E, individialmente, somos membros uns dos outros. Não se caracteriza por templos, reuniões, denominações, grupos, entidades, fundações, etc.Tudo isso é coisa temporária, transitória, mutável. Vale lembrar que Jesus nunca ordenou a construção de templos, salões, auditórios. Para o corpo de Cristo funcionar, não precisa nada disso. Toda referência à Igreja é relacional, ou seja, são pessoas relacionadas, unidas, interagidas, com a mesma característica de vida, fé e obras. Não são apenas frequentadores de cultos, missas, cerimônias, palestras. A vida dessas pessoas relacionadas ocorre num circulo muito pequeno de pessoas, familiares, parentes, amigos e vizinhos. Tudo o que essas pessoas precisam para se tornarem visíveis é VIVER DA MESMA FORMA JUNTOS O MAIS QUE PUDER. Diferentemente de outros, que só se encontram nos cultos aos domingos, ou em pequenos grupos familiares, como forma de programa da congregação. Se numa congregação não há relacionamentos, essa igreja é apenas um clube social.
  3. Templo – A igreja é o Templo do Espírito Santo – Essa figura mostra que cada um de nós é uma pedra viva, edificada juntamente para morada do Espírito. Desmistifico aqui a idéia de que alguém possa ter o Espírito Santo sem estar no templo. Não há como. Se você ou alguém não está no templo, NÃO TEM O ESPÍRITO SANTO. A santidade é a característica principal naqueles que estão na Igreja. E vbale lembrar que, “Sem Santificação, ninguém verá o Senhor”.

Mas, QUEM É QUE FAZ PARTE DA IGREJA?

  1. Faz parte da Igreja todos aqueles que MORRERAM com Cristo através do BATÍSMO e receberam o dom do ESPÍRITO SANTO. Eu sei que parece simplista e depende de uma longa explicação. Mas por hora basta dizer que:
  2. MORRER CRISTO ATRAVÉS DO BATÍSMO – É isso mesmo! Quem não crêr e FOR batizado não herdará o reino de Deus. Um dos maiores pecados da “igreja” (entre aspas), foi implantar a idéia de que o BATÍSMO É UM SÍMBOLO. Não é! Batismo é um ato de FÉ. É uma decisão voluntária que alguém toma ao aceitar se unir a Cristo na Sua morte. No BATÍSMO a pessoa é colocada em JESUS na CRUZ, pela fé, ou seja, por crer e aceitar que aquele único sacrifício satisfez a justiça de Deus contra o pecado que estava no homem. A pessoa, ao ser BATIZADA, ela é colocada em Cristo Jesus. Exatamente na hora de Sua morte na Cruz e MORRE com Ele.
  3. NO ATO DO BATÍSMO SOMOS ACEITOS COMO FILHOS DE DEUS  EM SUA FAMÍLIA.
  4. NO ATO DO BATÍSMO SOMOS ENXERTADOS NO CORPO DE CRISTO
  5. NO ATO DO BATÍSMO RECEBEMOS O ESPÍRITO SANTO EM NÓS, PORQUE SOMOS COLOCADOS COMO PEDRAS VIDAS NO TEMPLO.
  6. Faz parte da Igreja todos os que negaram-se a sí mesmos, tomam a sua própria cruz diariamente, e seguem a Jesus. Seguem, digo, passam a fazer e ser o que Jesus foi e fez.
  7. Faz parte da Igreja todos os que renunciaram a tudo quanto tinham. RENUNCIAR significa que coisas materiais, físicas e temportais não mais tem domínio sobre suas decisões em fazer a Vontade de Seu Senhor.
  8. Faz parte da Igreja todos os que praticam a Palavra de Cristo – Jesus, e Jesus somente, é o único ponto de referência para ele.
  9. Faz parte da Igreja aqueles que amam seus irmãos como CRISTO o amou.
  10. Faz parte da Igreja aqueles que, como Jesus, “nunca buscou agrada-se a sí mesmo”.
  11. Faz parte da Igreja aqueles que já não vivem mais, mas Cristo VIVE  através deles. E a vida que vive na carne, ou seja, humanamente falando, vivem-na na Fé Daquele que a Sí mesmo se entregou por nós. “CRISTO EM VÓS, A ESPERANÇA DA GLÓRIA.

Há duas faces nessa moeda:

  1. EM CRISTO EU ESTOU – Estou em Cristo e já não vivo eu, mas…
  2. CRISTO ESTÁ EM MIM – Cristo vive em mim e através de mim.

A importância de se entender isso é tão grande que quando alguém entende, não pode continuar indiferente. Jesus não está onde eu não estou. E Jesus só está em algum lugar, se eu estiver. Já pensou nisso? Onde Jesus esteve hoje? Em casa, no trabalho, no supermercado, nas feiras, nas ruas, nas praças, nos carros, nas escolas, nos hospitais, nas cadeias, nos sanatórios. Onde você esteve, Jesus estava lá. Ele está agora lendo o que estou escrevendo, e está lendo o que você está lendo.

Não se iluda… DSe você está em Cristo, Você é Nova Criatura. Nova criaturta… Novo homem… Novo Pai… Novo Filho… Novo Marido… Nova Esposa… Novo empregado… Novo Patrão… Novo… Novo… Novo…

CONCLUINDO:

A igreja de Cristo é a família de Deus que está em todos os lugares, tanto nos céus como na terra, e é formada por todos aqueles que se uniram a Cristo pelo Batísmo na Sua morte. Ou Seja, morreram com Cristo.

A Igreja de Cristo atuante, presente e visível, está por toda parte e não se caracteriza por pessoas que frequentam templos, congregações, denominações, quer sejam ortodoxas, luteranas, presbiterianas, pentecostais, batistas, católicas, ecumênicas, etc.

A Igreja de Cristo é um corpo vivo, atuante, que ama, serve, se santifica, está separada do mundo, se relaciona com outros de iguais características. Pessoas que se amam, se servem, se suprem, se perdoam, se cuidam, oram umas pelas outras, confessam seus pecados umas às poutras e se perdoam, são simples, generosas, solícitas, amaveis, sofredoras, choram com os que choram, sorriem com os que sorriem, buscam a satificação, fogem da aparência do mal, praticam a justiça e são misericordiosas.

A Igreja de Cristo está nas ruas, e como Jesus, é ungida com o Espírito Santo e Poder, anda por toda parte fazendo o bem e curtando a todos os oprimidos sdo Diabo, porque Deus está com ela. As mãos abençoam, curam, libertam, afagam, consolam, protegem.

A Igreja de Cristo é JESUS VIVO NA TERRA.

NESTES ÚLTIMOS TEMPOS, OS QUE ESTÃO ADORMECIDOS DEVEM SER DESPERTADOS. OS QUE ESTÃO COMO QUEM MORRERAM, DEVEM SER RESSUSCITADOS, OS QUE SE TORNARAM FRIOS DEVEM SER REAQUECIDOS, OS QUE PARARAM NO TEMPO, DEVEM SE APRESSAR PARA RECUPERAR O QUE SE PERDEU. OS QUE PRIMEIRO ABANDONARAM O AMOR, AGORA HUMILDEMENTE DEVEM VOLTAR PARA A CASA DO PAI E ARREPENDIDO SE LAMÇAR AOS SEUS PÉS.

Fala-se muito hoje sobre revolta, eu digo, é hora de REVIRAVOLTA. Esqueça essa de se comparar com essa ou aquela “igreja”. Esqueça essa de ficar estudando sobre Calvinismo, Armeniamismo, Luteranismo, etc… Nosso foco tem que se voltar para a IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO. A igreja que alguns chamam de “a Igreja Primitiva” – Eu a chamo de a ORIGINAL. NÃO HÁ NADA PARECIDO COM AQUELA IGREJA HOJE. Alguma coisa está errada. Não há muito mais tempo. Atentemos para o que o Senhor está dizemos nesses últimos dias. “Lembra-te de onde caíste… e arrependa-te”.

Não temos que nos preocupar com o avanço do Islamismo, temos que nos preocupar com o CRISTIANISMO.

QUE JESUS ACRESCENTE MUITO MAIS REVELAÇÃO A TODOS NÓS. GRAÇA E PAZ!

Roberto Carlos Fernandes

Leia também: JESUS NA RUA

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *